15 de ago. de 2010

The freshmen


"Amor não é amor que se altera quando encontra alteração.
É a marca rígida que aparece numa tempestade e nunca se abala.
Amor não se transforma de hora em hora
Mas surge mesmo à beira da morte.
Quando a fica fica dura, quando as coisas mudam
O amor verdadeiro fica o mesmo..."

Seriam essas palavras de Shakespeare totalmente verdadeiras? Será que realmente um amor tão forte e profundo,como as palavras dele evidenciam, existe?Há algum tempo atrás eu diria com absoluta certeza que sim,mas atualmente tenho minhas dúvidas.

Será que realmente durante toda nossa vida o amor não muda?Não passa,não é substituído por outro?Ou será que nós achamos que temos outro amor,mas na verdade é apenas um paliativo contra aquele que você olha e diz: "É ele(a)" ? Será que um coração partido jamais esquecerá o amor da sua vida,mesmo ele tendo te machucado de todas as formas possíveis?E quando não há mais jeito de ter o seu amor,não se tem o direito de amar novamente com a mesma,ou até maior,intensidade?

Há quem diga,como Shakespeare, que o amor verdadeiro perdura até o o último minuto,mesmo com a distância,o tempo e as diversas circustâncias que a vida nos coloca. Já outros falam que tudo passa,inclusive o amor,e que sempre haverá um amor para curar o outro que não obteve sucesso. E ainda há quem diga que toda essa coisa de amor é besteira,perda de tempo.

Provavelmente, as pessoas que acreditam no amor mais duradouro posssível estão felizes com sua metade ou ainda possuem esperança de encontrar aquela pessoa, mesmo passado por atribulações e muito sofrimento. Ambas opções apresentam-se otimistas acima de tudo. Já as outras que falam do amor como uma coisa temporal, que passa como a maioria das coisas da vida, são conhecidas como as céticas, pessoas que nunca amaram alguém verdadeiramente,nunca tiveram noção do que se trata,ou crêem no fato de que aquele sentimento que possuíam era amor e passou,sem saber que não passou de uma paixão efêmera ou de uma simples atração forte. E por último,as pessoas as quais não acreditam no amor são possivelmente aquelas que sofreram uma decepção muito marcante e têm medo de sofrer novamente e evitam deparar novamente com aquele sentimento, ou também são testemunhas do sofrimento de pessoas próximas e não querem de forma alguma correr tal risco. Acredito que essas possuem insegurança mais do que tudo.

Penso que existem diferentes fases para cada tipo de pessoa, e essas fases são essas descrições que eu fiz a respeito dos vários tipos de pessoas diante do amor. Fases porque com certeza alguém já acreditou fielmente no amor, pode até ter vivenciado. Diante de uma dificuldade ou de um triste fim, botou-se na cabeça da pessoa que aquilo ia passar,de uma forma ou de outra, até quando se passam tantas situações frustrantes que a pessoa simplesmente manda o tal do amor ir pro raio que o parta e vai simplesmente levando a vida. Tais fases podem ter sequência ou não, depende da situação hisórica de cada um. Digo isso porque já passei por todas essas fases de variadas formas, nunca acreditei,depois passei a acreditar e depois a negar,achei que tinha passado,enfim, não existe padrão certo pra ninguém.

Uma certeza eu tenho: aquela pessoa ainda continua na minha cabeça há um bom tempo, mas isso não me impediu de forma alguma de ter outros relacionamentos;afinal,ninguém escolhe a pessoa que gosta,mas você não pode deixar de viver se a história na qual você acreditava não se desenrolou da forma que gostaria. Não se sabe se um dia virá a acontecer,mas eu custo a acreditar que aquela pessoa guardada no fundo da gaveta não poderá ser um dia jogada no lixo. É um assunto complicado pra falar, mas acho que a gente tem pelo menos o direito de buscar outras formas de ser feliz. Ao menos dá pra acreditar nisso, não acho que vamos estar sempre presos...Por isso é difícil pra mim definir em qual fase me encontro ou de qual maneira eu lido com o sentimento.E acho que pra qualquer um.

Acho que nunca vamos estar devidamente preparados para tudo isso, como uma das minhas música preferidas cita em um verso dela: "Na minha vida eu não posso acreditar que nós íamos morrer por esses pecados, nós éramos apenas novatos..." 



#The Freshmen - The Verve Pipe

Um comentário:

  1. Meu último post (que escrevi antes de ler o teu) é bem mais pessimista que o teu. Ou realista, sei lá...

    ResponderExcluir

Sua opinião é sempre bem-vinda!(ou não)